O Ministério da Saúde suspendeu os repasses do mês de junho de equipes de Saúde da Família de 350 municípios do país devido a irregularidades. Deste total, 12 são de municípios mato-grossenses. São eles: Barra do Bugres, Barra do Garças, Campos de Júlio, Colniza, Jauru, Nova Lacerda, Nova Olímpia, Novo São Joaquim, Poxoréu, Santo Antônio do Leverger, Sapezal e Vila Rica.
A medida está publicada no Diário Oficial da União, que circulou na semana passada. De acordo com informações da assessoria do ministério, foram encontradas incorreções como profissionais com duplicidade de cadastros, por exemplo. A medida é realizada sempre que o órgão identifica irregularidades por parte das secretarias municipais de saúde, responsáveis diretas pela execução dos programas.
Os municípios citados vão deixar de receber somente a parcela do incentivo correspondente às equipes e agentes que apresentaram problemas. Portanto, a medida não representa a interrupção da Estratégia Saúde da Família (ESF) e do programa Brasil Sorridente nessas localidades. A transferência dos recursos é restabelecida assim que os gestores locais comprovarem ao Ministério da Saúde que as inadequações foram solucionadas.