O Ministério da Saúde habilitou Colniza (região Noroeste) a receber uma Unidade de Suporte Básico (USB) destinada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A portaria, publicada hoje, no Diário Oficial da União, aponta a autorização para transferência de R$ 12,5 mil mensal para manutenção e custeio do serviço. O Fundo Nacional de Saúde deve tomar as medidas necessárias.
Cada Unidade Móvel de Suporte Básico tem, além de material de consumo, onde inclui-se medicações, no mínimo: rede de oxigênio, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindro de O2, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual adulto e infantil.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço de saúde, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de saúde. É responsável pelo componente regulação dos atendimentos de urgência, pelo atendimento móvel de urgência e pelas transferências de pacientes graves.