PUBLICIDADE

Ministério da Saúde inaugura Casa de Saúde do Índio em Canarana

PUBLICIDADE

O secretário Especial de Saúde Indígena, do Ministério da Saúde, Antônio Alves de Souza, inaugura, hoje pela manhã, em Canarana, a nova Casa de Saúde Indígena (Casai) do Distrito Sanitário Especial Indígena do Xingu (Dsei). Foram investidos mais de R$ 1,1 milhão em obras e R$ 230 mil para compra de equipamentos e mobiliário. A unidade conta com 40 leitos para os pacientes indígenas que necessitam de tratamento fora da aldeia e dois alojamentos, cada um com capacidade para 20 acompanhantes, totalizando 40 vagas. A Casai fica em um terreno de 100 mil m2 e o total construído foi de 10 mil m2.

De acordo com o chefe do Dsei Xingu, Jamir Alves, a Casai foi pensada para atender as necessidades dos indígenas enquanto eles estivessem fora da aldeia para tratamento de saúde. Para isso, a ampla estrutura da Casai conta com espaço para acolhimento de qualidade para os índios. "A gente quer que eles se sintam à vontade, como se estivessem no ambientes deles. Isso ajuda no tratamento".

O espaço contará com 40 funcionários, entre profissionais de saúde (médico, enfermeiros e técnicos de enfermagem), de limpeza, de segurança, de cozinha e de transporte. A unidade conta ainda com refeitório, lavanderia e enfermaria. Anteriormente, havia uma Casai provisória, em uma chácara adaptada para servir a essa população. Agora a sede é própria da Secretaria Especial de Saúde Indígena.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE