O Hospital Júlio Muller, de Cuiabá, está entre as 44 unidades hospitalares universitárias que receberão, a partir deste mês, recursos do Ministério da Saúde para assistência, ensino e pesquisa e ampliação dos serviços no sentido de atender às necessidades levantadas pelos gestores da unidade. Será pouco mais de R$ 1,8 milhão destinado para a unidade mato-grossense em três parcelas. A portaria está publicada em Diário Oficial da União, que circula hoje.
Ao todo, serão enviados R$ 250 milhões para os hospitais. A medida faz parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais, que dispõe sobre o financiamento compartilhado dos hospitais universitários federais pelos ministérios da Saúde, da Educação e da Planejamento. O Fundo Nacional de Saúde será encarregado pela transferência do montante.
A destinação dos recursos considera a pactuação entre os Ministérios da Saúde e da Educação dos termos de compromissos firmados entre os hospitais e os gestores estaduais e municipais.