O governo federal oficializou por meio do Ministério da Saúde, ontem, a liberação de R$ 100 mil para Mato Grosso destinados a aquisição de equipamentos e materiais permanentes, além do custeio mensal das Centrais de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO). A portaria que autorizou a ação em janeiro, aponta que o objetivo é permitir o adequado desempenho de suas atividades em conformidade com os parâmetros e as atribuições estabelecidas no Regulamento Técnico do Sistema Nacional de Transplantes.
Para a liberação do valor o governo considerou a necessidade de implementar estratégias destinadas a promover o fortalecimento e o aprimoramento do Sistema Nacional de Transplantes (SNT); a melhoria do processo de doação/transplante; o aumento do número de notificações de morte encefálica e a efetivação de doadores e, consequentemente, do número de captações de órgãos e tecidos e de transplantes realizados.
O governo ainda considerou a importância de organizar uma rede de apoio às instituições hospitalares nas diversas etapas do processo de doação, captação e transplantes de órgãos e tecidos; e a pertinência de estabelecer mecanismos para a estruturação, o funcionamento, a qualificação e o apoio à manutenção das Centrais de Notificação Captação e Distribuição de Órgãos Estaduais.
Conforme Só Notícias já informou, Mato Grosso está há mais de oito anos sem fazer transplantes de órgãos. No final do ano passado profissionais de um hospital de Cuiabá iniciaram um curso de capacitação da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), para que os procedimentos possam ser feitos novamente.