O Ministério da Saúde renovou, ontem, os dados referentes ao painel de arboviroses, com relação às doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. O relatório informa que tanto em Sinop como em Sorriso, no ano passado, foram registradas duas mortes por chikungunya e uma morte por dengue. Nenhum óbito por zika foi notificado.
Entre a população sinopense, foram computados 904 casos de dengue, 170 de chikungunya e nove de zika. Quanto a Sorriso, houveram 1,2 mil registros de dengue, 3 mil de chikungunya e dois de zika.
Ainda de acordo com o levantamento, nenhum óbito foi relatado ou está sob investigação em ambas as cidades, este ano. Já no Estado, 33 mortes foram ocasionadas por duas das arboviroses (dengue e chikungunya) e 4 estão sob apuração em 2025. O informe sobre a zika não foi divulgado.
A secretaria estadual de Saúde alertou a população, nesta semana, para a prevenção e o combate ao mosquito transmissor no período de chuvas, previsto até o mês de maio. Dentro os riscos avaliados, está o aumento na proliferação do inseto, dada à presença de novos pontos com água parada.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.