A campanha contra rubéola já atingiu 100% da meta entre as mulheres, entretanto, o programa de erradicação continua sendo trabalhado no município, que também finalizará a campanha no próximo dia 30. De acordo com o gerente do setor de Vigilância de Epidemiológica, Abelardo Scavassa, a maior dificuldade ainda é encontrada com os homens, mesmo com 81,34% de vacinados, muitos ainda “fogem” da imunização. “Muitos imaginam que seja uma coisa dolorida, quando na verdade é praticamente indolor”, explicou o gerente.
“Com o prorrogação da campanha a situação pode mudar pois as estratégias foram colocadas em prática, basta agora a população colaborar e procurar os postos de vacinação e principalmente, se conscientizarem da importância da vacina”, disse. Para cumprir a meta de vacinação, faltam aproximadamente 3.500 homens receberem a dose.
Também prossegue a segunda etapa da campanha contra poliomielite e, conforme Scavassa, a situação não é muito diferente. 3.667 crianças entre 1 a 5 anos receberam a dose. Aproximadamente 15% a menos das que foram imunizadas na primeira etapa.
“A dificuldade encontrada é que muitas mães acham que por terem vacinados seus filhos na primeira etapa da campanha não precisam vacinar novamente. Aí está o erro e dificulta cumprir nossa meta”, concluiu.
Até agora, foram 891 crianças menores de um ano vacinadas e, 2776, entre 1 e 5 anos.