PUBLICIDADE

Médicos de MT paralisam atividades e querem revalidar diploma estrangeiro

PUBLICIDADE

O Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) decidiu paralisar, hoje, as atividades dos profissionais em várias cidades, em protesto as propostas do governo federal em "importar" médicos com diplomas estrangeiros sem a revalidação. Os profissionais devem participar, às 14h, de uma assembleia geral para determinar os rumos do movimento. Serão mantidos atendimentos de urgência, emergência e escalas de plantão.

O CRM aprovou, semana passada, uma Resolução que determina que não serão registrados médicos formados em outros países sem a revalidação do diploma. O conselho argumenta que por lei, médico formado em qualquer faculdade estrangeira deve revalidar o diploma por uma instituição de ensino para poder atuar no Brasil. O objetivo é barrar os profissionais não qualificados de exercer a profissão em Mato Grosso.

Segundo a presidente do CRM, Dalva Alves das Neves, a revalidação deve ser criteriosa, para que a sociedade esteja protegida contra maus profissionais e falsos médicos. “A nossa preocupação é que a população seja amparada por médicos capacitados e preparados”, disse, por meio de assessoria.

O exame exige dos candidatos comprovação documental dos cursos realizados e resultados positivos em provas teóricas, práticas, cognitivas e deontológicas. Também deve ser comprovado proficiência no idioma português.
A paralisação da categoria continua, nos dias 30 e 31, e faz parte do calendário nacional que lançou o Movimento Médicos pela Saúde, em busca de mais investimentos dos governo e garantia de condições para cuidar adequadamente da população.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE