Novo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde indica que o índice de infestação do mosquito transmissor da doença continua alto. Mais de 5 mil residências da zona urbana foram inspecionadas e em 127 foram encontrados focos de mosquito. A quantidade é considerada, proporcionalmente, acima do teto aceitável pela viiglância epidemiológica. O Jardim das Flores é um dos que mais tem focos. Foram inspecionadas cerca de mil residências de janeiro até agora. Em aproximadamente 40 havia focos.
O coordenador de endemias do município, Francisco Carlo Vieira, informou que outro setor que apresentou alto índice de incidência do Aedes Aegypti é o bairro União, com 32 casas com resultados positivo para infestação do mosquito em vários locais onde a água da chuva se acumula e o mosquito se reproduz.
Além da dengue, a Febre Chikungunya é uma doença similar também é transmitida pelo mesmo mosquito, mas que tem efeitos mais longos no organismo dos infectados onde que o paciente pode ficar até seis meses acamado.
A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde de Matupá é para que os moradores cuidem de seus quintais não deixando água parada se acumular.