Mato Grosso notificou 854 casos de dengue, segundo dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVSA) este mês. Comparado com os registros de 2007, durante janeiro, quando foram 3 mil casos notificados, apresentou queda de 71%.
“Mesmo registrando a redução o Estado está em alerta para as ocorrencias dos meses de fevereiro e março, meses esses que, na sua série histórica, registra elevação. Os municípios devem ficar atentos e a população em alerta seguindo as recomendações do Programa de Controle da Dengue em não deixar água parada em vasos de plantas, pneus, lixo acumulado, entre outras recomendações”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Maria Conceição Encarnação Villa.
No mês, foram notificados dois casos suspeitos de febre hemorrágica, um em Matupá (a 695 quilômetros ao Norte de Cuiabá) e outro em Tangará da Serra (distante 239 quilômetros da Capital, na região Medio-Norte do Estado). Os dois casos estão sob investigação.
De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, podem ocorrer casos de manifestações neurológicas associadas à dengue. É um evento raro, sendo recomendado que profissionais da rede de serviços de saúde fiquem atentos para essa possibilidade, com a notificação e investigação oportuna visando o adequado encaminhamento do caso suspeito.
Conceição Villa disse que “em Mato Grosso, ainda não foi registrada nenhuma notificação de ocorrência desse tipo de complicação da dengue. Mesmo assim a SES está atenta e, nas capacitações que vem realizando para atualizar os conhecimentos médicos sobre a Dengue, informa aos participantes sobre os cuidados com essa manifestação grave e rara da doença”.