O centro de triagem continuará prestando atendimento à população durante este mês com teste do novo coronavírus, consultas e entrega de medicamentos para o tratamento precoce da doença. Mato Grosso e mais dez Estados apresentam queda na média de mortes, conforme mostra o balanço do consórcio de veículos de imprensa atualizado ontem à noite.
“Mato Grosso está numa área de estabilidade, mas é importante destacar que temos muitas pessoas passando por aqui e que recebem o diagnóstico positivo para coronavírus, famílias inteiras com a doença. Esses pacientes tem um grande potencial para um quadro de agravamento e consequentemente podem ser hospitalizados. Essa foi nossa preocupação e motivo pelo qual pensamos em estender o atendimento”, explicou Patrícia Dourado, que atua na coordenação da unidade.
Outro importante resultado gerado com ativação do Centro de Triagem foi a redução no número de internação dos pacientes nos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) dos hospitais da rede estadual de Saúde. Atualmente, não há registros de espera de pessoas ou dificuldades para encontrar leitos. O mais recente Boletim n° 206, divulgando no final da tarde de quarta-feira (30.09), mostra que a taxa de ocupação nos leitos de enfermaria ficou em 29%, com disponibilidade de 625 leitos de enfermarias. Com relação aos registros de ocupação nas UTIs, os números mostram 59,51% com a disponibilização de 187 leitos vagos.
Ainda de acordo com as informações repassadas pela coordenação, a demanda de atendimentos permanece em alta com média de 800 pessoas são testadas por dia. Durante dois meses de funcionamento, a unidade registrou mais de 40 mil atendimentos, informa a assessoria.