A secretaria estadual de Saúde informou, esta tarde, que registra a menor taxa de internação em UTI Covid desde maio do ano passado. Com 79 pessoas internadas, a ocupação dos leitos é de de 24,16% no Sistema Único de Saúde. No último dia 1º, a taxa era de 32,59%, com 103 pessoas internadas. Nos dias 16 e 17, continuou diminuindo e se manteve em 28%, com 93 pacientes internados.
“São muitos os fatores que contribuíram para a redução do número de infecções, hospitalizações e óbitos por Covid-19 em Mato Grosso. Contudo, é evidente que a imunização teve um grande poder de influência nessa redução. Reforço novamente a importância da vacinação contra a Covid-19 e contra todas as outras doenças imunopreveníveis. Vacinas salvam vidas”, analisa o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
O momento é reflexo do avanço da cobertura vacinal em Mato Grosso (hoje chegam mais 92 mil doses) e das medidas de biossegurança preventivas, além dos investimentos na ampliação de leitos de UTI e de enfermaria na rede hospitalar pública estadual e municipal, feitos pelo Estado em parceria com as prefeituras.
O Estado também manteve, por mais de um ano, o Centro de Triagem Covid-19, que realizou o trabalho suplementar de atendimento preventivo para a população da Baixada Cuiabana. Foram mais de 240 mil atendimentos entre consultas médicas, testagem, exames e fornecimento de medicamento após prescrição médica.
Mesmo com queda na ocupação dos leitos, o governo do Estado mantém a determinação quanto ao uso da máscara. Também é importante estar atento ao distanciamento social e aos cuidados básicos de higiene pessoal, lavar as mãos com frequência e fazer uso de álcool 70%, informa a secretaria de Comunicação.