A Secretaria de Saúde confirmou, hoje, que há 5 casos confirmados de Gripe A – H1N1 no Estado, diagnosticados de janeiro até agora. 3 pessoas pegaram a doença em Cuiabá, uma em Várzea Grande e outra em Colider, no Nortão.
Durante todo o ano passado, foram constatados 15 casos de Influenza A H1N1, 15 casos de Influenza B, 8 casos de Influenza A H3N2, e 09 por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), 02 casos inconclusivos, 116 casos descartados e 25 casos em investigação.
A secretaria confirmou que 11 pessoas morreram – 5 por A H1N1 (3 Cuiabá, 1 Sorriso, 1 Rondonópolis), 2 por AH3N2 (1 Juara e 1 Campo Novo dos Parecis), 1 Influenza B (Cuiabá) e 3 por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
A assessoria informou que medidas simples de higiene pessoal são ações fundamentais para evitar a contaminação por influenza. "É importante higienizar as mãos com água e sabão, com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; antes de tocar os olhos, boca e nariz. Também é recomendável que as pessoas evitem tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; usar lenço de papel descartável e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar", orienta.
Ainda de acordo com a secretaria, "é aconselhável ao doente não sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas) ; evitar aglomerações e ambientes fechados. É importante que o ambiente doméstico seja arejado e receba a luz solar. Estas medidas ajudam a eliminar os agentes das infecções respiratórias. A ingestão abundante de líquidos ajuda na cura".