Cinquenta e cinco casos de gripe H1N1, conhecida também como gripe A foram notificados em Mato Grosso neste ano, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. 20 foram confirmados, 15 estão sob investigação e, 20, descartados. 5 pessoas morreram. 2 casos ainda estão em investigação.
Em 6 municípios, inclusive Cuiabá, foram confirmados casos da doença que afeta o sistema respiratório e é altamente contagioso. Em outros 10, incluindo a capital, algumas pessoas estão sendo examinadas para confirmar se estão com o H1N1. Segundo a gerente da Vigilância Epidemiológica do Estado, Valéria Cristina da Silva, as ocorrências da doença estão dentro do esperado e descarta surto ou epidemia em Mato Grosso.
Esta gripe é uma infecção viral aguda transmitida por meio das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. Os sintomas são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores: tosse, rouquidão, congestão nasal, febre, mal-estar, mialgia, cefaléia. O controle é por meio da vacina Trivalente, que previne contra 3 tipos de vírus de Influenza H3N2, H1N1 e Influenza B.