PUBLICIDADE

Mato Grosso retoma serviços de transplantes

PUBLICIDADE

O secretario de Estado de Saúde, Kamil Fares, colocou em prática uma das ações previstas no Plano de Ação de Saúde (PAS), que é a retomada dos serviços de Transplantes, serviços esses que estavam paralisados e são prioridade para o Governo. Kamil Fares disse que "o empenho da gestão e a retomada do diálogo com os parceiros e com o Ministério da Saúde é o que possibilitou a reestruturação e a retomada do funcionamento dos serviços de Transplantes no Estado".

O transplante de córnea voltou a funcionar pelo fato da atual gestão ter se empenhado em buscar junto ao Ministério da Saúde a publicação do credenciamento dos estabelecimentos de saúde e equipes. O Hospital de Olhos já está apto para realizar esses serviços, com publicação no Diário Oficial da União do seu recredenciamento e já tem programada a realização dos dois primeiros transplantes do ano.

Foram encaminhados para o Sistema Nacional de Transplantes o recredenciamento do Hospital Geral Universitário (HGU) para a retomada dos transplantes de enxertos ósseos e de córneas. Esse recredenciamento permitirá que, em breve, sejam retomados também os transplantes renais no Estado, sendo que já está em negociação o inÍcio dos serviços de transplantes de medula óssea.

Também estão sendo selecionados outros estabelecimentos hospitalares e outras equipes médicas visando implementar novos transplantes.

Segundo o secretário Kamil Fares "a questão dos transplantes é prioridade para o Estado e não serão medidos esforços para reorganizar o setor. As equipes existentes e os estabelecimentos de saúde estão sendo convocados a concentrar esforços no sentido de alcançar esse objetivo".

No Plano de Ação da Saúde (PAS) que foi lançado nessa segunda-feira (19/04) pelo Governo do Estado Silval Barbosa e que consiste num conjunto de ações de aplicação imediata para 2010, o objetivo é facilitar o acesso da população a uma saúde pública de melhor qualidade. O Programa "Fila Zero" prevê a reorganização e a ativação do Sistema Estadual de Transplantes cujas ações já estão adiantadas e os serviços já estão sendo colocados à disposição das pessoas que necessitam desses serviços.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE