O ministério da Saúde confirmou que repassará a Mato Grosso R$ 262 milhões para enfrentamento ao Novo Coronavírus que poderão ser usados para melhorar a oferta dos serviços hospitalares e de atenção básica por meio da aquisição de insumos e produtos, custeio de intervenções médicas, contratação de profissionais de saúde, dentre outras benfeitorias na rede pública de saúde, com foco na assistência ao cidadão. O valor é parte da fatia de R$ 13,8 bilhões que será distribuído para todos os Estados. O liberação foi autorizada, ontem, pelo governo federal.
Para definir o valor a ser destinado para cada município, o ministério considerou o tamanho da população e a média de recursos transferidos para atenção hospitalar e atenção básica no ano passado. Para os Estados, além do critério populacional, foi considerado também o número de leitos de UTI registrado nos planos de contingência preparados pelos estados para enfrentamento à pandemia do coronavírus e a taxa de incidência da Covid-19 por 100 mil habitantes. Ainda não foi divulgado o valor que Sinop e os municípios do Nortão receberão.
Além das transferências diretas aos Estados e municípios, o ministério da Saúde também comprou e distribuiu mais de 15 milhões unidades de medicamentos para auxiliar no tratamento do coronavírus; 115,7 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); mais de 11,4 milhões de testes de diagnóstico para Covid e 79,9 milhões de doses da vacina contra a gripe.
O governo federal também já entregou, esta semana, 15 respiradores pulmonares para Mato Grosso. Cinco estão no hospital regional de Sinop para ampliar os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).