Uma nova remessa de vacinas chegará em Mato Grosso neste sábdo, no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande. O Ministério da Saúde informou ao Estado o envio de 4.800 doses de Coronavac para a imunização dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19.
As unidades poderão ser utilizadas como primeira ou segunda dose para trabalhadores da saúde e profissionais das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento. O detalhamento para cada público poderá ser conferido na resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). Para a vacina CoronaVac, o prazo de aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.
Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes, no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios. Simultaneamente à operação logística, as equipes administrativas trabalham na resolução da Comissão Intergetores Bipartite (CIB), colegiado que oficializa o quantitativo de doses a ser destinado para os 141 municípios. O Estado de Mato Grosso já recebeu 831.460 doses de imunizantes contra a Covid-19 e aguarda a chegada da nova remessa.
Conforme Só Notícias já informou, Mato Grosso receberá 7.020 doses da vacina Pfizer para intensificar a Campanha Nacional de Vacinação contra Covid-19. A distribuição nacional é feita pelo Ministério da Saúde. O imunizante fabricado pelo laboratório Pfizer apresenta uma série de especificidades. As doses chegaram ao país em câmaras que mantiveram a temperatura negativa de 70º graus Para o armazenamento descentralizado do imunobiológico, é necessário um freezer que mantenha a temperatura negativa entre 25ºC e 15ºC. Nesta média, as ampolas podem ser armazenadas por até 14 dias.