A nova remessa de 50,2 mil doses da CoronaVac e 8,5 mil doses da vacina da AstraZeneca chegou hoje, por volta das às 10h50, no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grandepara a imunização dos grupos da primeira e segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid.
As unidades da CoronaVac contemplarão trabalhadores da saúde e idosos entre 70 e 74 anos e as unidades da AstraZeneca povos tradicionais quilombola.
Conforme orientação do Ministério da Saúde, as unidades desta nova remessa deverão ser destinadas à primeira dose do público-alvo. Em Nota Técnica, o Governo Federal garante que “disponibilizara´, em tempo oportuno, essas [segundas] doses D2”.
Para a CoronaVac, o prazo de aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias. Já para o imunizante da AstraZeneca, o prazo é de até 90 dias.
Imediatamente após a chegada do imunizante, as equipes da Vigilância Estadual trabalharão no recebimento das doses, na conferência da quantidade, na catalogação dos imunizantes e no encaixotamento para distribuição e retirada dos municípios.
Simultaneamente à operação logística, as equipes administrativas trabalham na resolução da Comissão Intergetores Bibartite (CIB), colegiado que oficializa o quantitativo de doses a ser destinado para os 141 municípios.
Até o momento, 334.360 doses de imunizantes já foram encaminhadas ao Estado. Até ontem, foram aplicadas 183.507 doses das vacinas contra a Covid-19, em Mato Grosso, segundo dados do Ministério da Saúde. Dessas, 127.735 receberam a primeira dose e 55.722 a segunda dos imunizantes AstraZeneca (Fiocruz) e Coronavac (Sinovac/ Butantan).