O primeiro lote de vacinas da Pfizer/BioNTech, comprado pelo governo federal, chegou ao Brasil. São 499 mil doses. O ministério da Saúde enviará para Mato Grosso 7.020 doses – mesma quantidade destinada ao Mato Grosso do Sul.
A aplicação é em duas doses e o intervalo é de 3 meses. Tem prioridade para ser vacinado pessoas com comorbidades, grávidas, puérperas e com deficiência permanente. O ministério expôs que o Estado e os municípios têm autonomia para definir suas estratégias de vacinação.
Devido ao curto espaço de tempo e das exigências de armazenamento, o ministério recomendou que as vacinas do primeiro lote fossem distribuídas entre as 27 capitais, “de forma a evitar prejuízos na vacinação e garantir o esquema vacinal de 12 semanas entre uma dose e outra”. Se a recomendação for seguida, a tendência é do primeiro lote da Pfizer ser aplicado em moradores de Cuiabá. Mas o comitê bipartite estadual vai decidir se haverá distribuição para demais cidades.
O governo do Estado informou, há pouco, que hoje chegam mais 97.500 doses da AstraZeneca para a imunização dos grupos prioritários
A vacinação no Estado está na faixa etária dos 60 anos acima em diversas cidades. No final de semana, conforme Só Notícias já informou, chegaram mais 4,8 mil doses de Coronavac.