A secretaria Estadual de Saúde recebeu 142 mil doses da vacina contra Influenza do ministério da Saúde e distribuição iniciou hoje até os Escritórios Regionais de Saúde. A estimativa é de que sejam vacinadas 1,2 milhão pessoas no Estado nas três fases da campanha nacional contra a Influenza para prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid.
Nesta primeira fase, devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas, indígenas e trabalhadores da saúde. O órgão federal ainda informa que a campanha ocorrerá no país a partir de segunda-feira (12) a 9 de julho. Cabe aos municípios a definição da data de início da vacinação, bem como a estratégia adotada para a imunização da população.
“As doses foram recebidas em data bem próxima ao início da campanha nacional, o que pode impactar na data de início da vacinação nos municípios. É possível que as gestões municipais se articulem para iniciar a imunização no decorrer da próxima semana, tendo em vista a logística envolvida na vacinação”, explicou o secretário adjunto de Vigilância e Atenção à Saúde da secretaria, Juliano Melo.
A segunda fase contra a Influenza deve começar em maio para quem tem mais 60 anos e professores. Na última fase, em junho, devem ser vacinados pessoas com comorbidades e com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.