Mato Grosso ocupa o sétimo lugar no ranking do país em casos de tuberculose, com 17 municípios com incidência da doença. Em 2015 foram notificados 1.218 novos casos de tuberculose e em 2014 foram 1.548 no Estado. Cuiabá ocupa o primeiro lugar em incidência contabilizando, junto com Várzea Grande, 58,3% dos casos da doença no Estado. Os dados representam a necessidade de lembrar do Dia Mundial de Combate à Tuberculose, lembrado hoje.
A data tem objetivo de alertar a população sobre a gravidade da doença quando não tratada corretamente e da importância de se completar o tratamento, e evitar a morte. A técnica da coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Lúcia Dias, comenta que todos os municípios do Estado foram incentivados a intensificar as ações na busca ativa e na divulgação das consequências e prevenção da doença. “A falta de adesão ao tratamento por parte do indivíduo doente ou pela equipe de saúde acaba desencadeando o abandono de tratamento, contribuindo para a disseminação da doença e consequentemente a resistência aos medicamentos”.
Transmissão
A doença é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente, pelo ar. Os principais sintomas da tuberculose são tosse com ou sem expectoração (catarro) há mais de três semanas, emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, perda de apetite, sudorese noturna, são os principais sintomas da tuberculose que uma unidade de saúde básica deve buscar para realização do exame de baciloscopia do escarro oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).