PUBLICIDADE

Mato Grosso é o 5º estado em casos de hanseníase

PUBLICIDADE

Dados parciais divulgados pela Superintendência de Vigilância em Saúde indicam que o número de novos casos de hanseníase em Mato Grosso, em 2009, foi de 2.275, com uma taxa de 73.0%  de cura, ocupando o quinto lugar no ranking de estados que mais notificaram a doença, no ano. Os números foram divulgados nesta quinta-feira ao ser anunciada a programação pela Secretaria Estadual de Saúde da 56ª Semana de Combate à Hanseníase, entre os dias 25 e 31 de janeiro.

“Uma série histórica, de 2006 a 2009, mostra que os números da hanseníase vem caindo paulatinamente nos últimos anos em Mato Grosso. Em 2006 tivemos 3.169 casos novos da doença no estado. Em 2007 esse número caiu para 3.008 e em 2008 foi de 2.688” – explicou Cícero Fraga, coordenador estadual do Programa de Controle de Hanseníase. À frente de Mato Grosso estão: Pará, com 3.419; Maranhão, com 3.303; Pernambuco, com 2.584 casos; e Bahia, com 2.285.

Cícero  ressaltou que a doença, por se constituir num problema de saúde pública, foi incluída na lista de prioridades do Ministério da Saúde, fortalecendo a atuação do Programa Nacional de Combate à Hanseníase.

Na Semana de Combate a Hanseníase, a Secretaria de Saúde informou que irá promover a divulgação de várias informações sobre o agravo no sentido de dotar a população de instrumentos para a prevenção e tratamento da doença.  “Serão abordadas associações comunitárias, sindicatos, órgãos públicos e outros segmentos da sociedade organizada nos quais as informações serão veiculadas por meio de folders, informativos, cartilha “Hanseníase e Direitos Humanos”, publicada pelo Ministério da Saúde para informar a garantia de tratamento da doença, exibições de DVDs e músicas sobre o agravo.

“O objetivo é tornar conhecidos os cuidados que podem ser tomados para se evitar a doença, além do tratamento de combate à hanseníase”, explicou o coordenador estadual.

Será realizado no dia 29 de janeiro, o 1º Encontro de Pacientes e Ex-pacientes de Hanseníase de Mato Grosso. E no dia 31 de janeiro, a exemplo do que aconteceu na 55ª Semana, no ano passado, serão feitas alusões aos cuidados com a hanseníase em todas as missas celebradas em Igrejas Católicas de Cuiabá.

O I Encontro será na Quadra de Esportes do Centro Estadual de Referencia em Média e Alta Complexidade (Cermac), em Cuiabá, a partir das 8h. Das 8h às 12h serão distribuídos folders informativos sobre a hanseníase e a cartilha “Hanseníase e Direitos Humanos”. Também serão exibidos DVDs e musicas falando sobre a doença. Quem desejar poderá fazer exames no local e passar por avaliação clínica.

Na parte da tarde, a partir de 13h30 começa uma mesa-redonda sobre a hanseníase e os direitos humanos relacionados à saúde, com quatro palestras sobre a doença. A primeira abordará o tema: “O que é Hanseníase?” A segunda falará sobre “Direito e deveres do paciente de Hanseníase”. A terceira palestra terá como tema: “Benefícios aos Pacientes de Hanseníase e Trâmites para Entrada no INSS”. O tema da quarta palestra será “Combate ao Preconceito à Hanseníase”. O encontro será encerrado às 17h30 do dia 29.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE