A convocação é do Ministério da Saúde, que lançou uma Campanha Publicitária de Mobilização e Comunicação para a Vacinação do Adolescente contra a doença. Em Mato Grosso, a expectativa é de vacinar 146,5 mil meninas de 9 a 14 anos e 179,3 mil meninos de 11 a 14 anos. A vacina protege contra vários tipos de cânceres em mulheres e homens.
Para garantir a vacinação deste público em todo o país, o Ministério da Saúde investiu R$ 567 milhões na aquisição de 14 milhões de vacinas. Desde a incorporação da vacina HPV no Calendário Nacional, 4 milhões de meninas de 9 a 14 anos procuraram as unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) para completar o esquema com a segunda dose, totalizando 41,8% das crianças a serem vacinadas. Com a primeira dose, foram imunizadas 4 milhões de meninas nesta mesma faixa, o que corresponde a 63,4%.
Entre os meninos, que foram incluídos na vacinação contra HPV no ano passado, 2,6 milhões foram vacinados com a primeira dose em todo o país, o que representa 35,7% do público alvo. Em relação à segunda dose, foram aplicadas 911 mil vacinas em meninos de 11 a 14 anos. Com a segunda dose, fica completo o esquema de vacinação.
“É importante reforçar que cobertura vacinal só está completa com as duas doses, por isso quem tomou a primeira dose deve voltar aos postos após seis meses”, explicou a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, Carla Domingues, por meio da assessoria.