PUBLICIDADE

Mato Grosso consegue atingir meta de vacinação contra gripe

PUBLICIDADE

Mato Grosso atingiu a meta estipulada pelo Ministério da Saúde em relação a campanha de vacinação contra a gripe. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, 80,09% dos grupos prioritários foram imunizados. A campanha foi encerrada, na última sexta-feira, após ser prorrogada por três vezes.

No total, foram aplicadas mais de 500 mil doses da vacina, incluindo nesta soma os portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Dos 141 municípios do estado, 88 municípios (62,5%) atingiram ou ultrapassaram a meta de vacinar 80% da população alvo.

Entre os grupos prioritário, o segmento de mulheres pós-parto (puérperas) registrou a maior cobertura vacinal (98,45 %), seguido por trabalhadores de saúde (89,06%), idosos (86,80%), crianças de 6 meses a menores de 5 anos (75,83%), gestantes (71,28%) e indígenas (70,65%).

Foram imunizados ainda 68.021 doentes crônicos, 8.532 pessoas da população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Outras 1.880 doses foram destinadas a outros grupos sem comorbidades (associação de pelo menos duas patologias num mesmo paciente).

Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Flávia Guimarães, a vacina só fica disponível durante o período da Campanha. "A vacina precisa de um determinado tempo para estimular o sistema imunológico e proteger a pessoa, por isso a imunização deve ser feita antes do inverno. Após o período de campanha, a vacina não fica disponível na rede".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE