sexta-feira, 20/setembro/2024
PUBLICIDADE

Mato Grosso alcança 71% da meta contra paralisia infantil

PUBLICIDADE

Dados atualizados do Ministério da Saúde apontam que 187,7 mil crianças com até cinco anos receberam a segunda dose da vacina contra poliomielite (paralisia infantil). O número corresponde a 71,4% do esperado, que é de 262,9 mil matogrossenses. A segunda etapa começou a ser desenvolvida no último dia 14.

Até o momento, a maior abrangência na cobertura é na regional de Juara, onde estão quatro cidades inclusas. Da meta de 4,7 mil, pelo menos 3,6 mil já foram imunizadas. Em Tangará da Serra (10 cidades) 75,5% da meta de 19,1 mil crianças já foi atingida. Na regional de Sinop (17 cidades), o ministério aponta que das 31,2 mil crianças previstas, 22,7 mil já receberam a segunda dose. Já na regional Cuiabá (11 cidades), 69,8% da meta, que é de 76,8 mil crianças, foram levadas até os postos.

A poliomielite é uma doença altamente contagiosa provocada por um vírus que invade o sistema nervoso através da boca e multiplica-se no intestino, provocando paralisia numa questão de horas. Os sintomas iniciais são: febre, fadiga, dores de cabeça, vômitos e rigidez no pescoço e dores nos membros.  Uma em cada 200 infecções conduz a uma paralisia irreversível (geralmente nas pernas). Entre os que ficam paralisados, 5 a 10% morrem quando os músculos que permitem a respiração ficam imobilizados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE