Cães e gatos devem ser vacinados contra raiva a partir de hoje, dia ‘D’ da campanha estadual de vacinação, até o dia 15 de dezembro. Em todo o Estado, a meta de animais a serem imunizados é de 641.266. Deste número, 46 mil estão em Várzea Grande, por exemplo. Na capital, a vacinação é em todos os postos de saúde, bem como em Rondonópolis, além de outros locais onde tradicionalmente ocorrem a vacinação. O atendimento vai até às 17h.
Só Notícias apurou que na região Norte, entre Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, a meta é de aproximadamente 47,9 mil animais. Em Sinop, foram instalados 21 postos de vacinação, entre Unidades de Saúde da Família e escolas. A vacinação começa às 8h. No município, a meta é vacinar cerca de 20 mil cães e 3,7 mil gatos.
Em Lucas do Rio Verde, a vacinação está disponível em todos os Postos de Saúde Familiar, entre às 7h e 11h, e das 13h às 16h30.
Cerca de 12,5 mil animais devem ser imunizados em Alta Floresta, desses pelo menos 10 mil são cães. Já em Nova Mutum, onde a meta é imunizar cerca de 5 mil animais, a campanha começou e, no início do mês, 2 mil animais já tinham sido imunizados.
A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus que ataca o cérebro, afetando o sistema nervoso central dos animais, que podem transmiti-la aos humanos por mordedura ou lambedura. A forma mais eficaz de evitá-la é a vacinação dos cães e gatos, que não devem ficar solto nas ruas.