Nos próximos 15 dias a Secretaria de Saúde desenvolve mais uma campanha de combate ao mosquito da dengue. Denominada “mate o mosquito, acerte na mira”, a campanha começa hoje com o mutirão de limpeza cujo objetivo é recolher todos lixo que propicia a procriação do mosquito Aedes Aegypti (transmissor da doença). Serão aproximadamente 140 pessoas envolvidas na campanha, que deverá ainda passar aos moradores sorrisenses orientações de prevenção a doença.
Os agentes estarão visitando cada propriedade para a inspeção e orientação e, de acordo com o secretário Ednilson de Oliveira, aqueles que recusarem a visita do agente “serão notificados e os casos serão encaminhados para a promotoria”, explicou, ao Só Notícias. Posteriormente, os moradores deverão receber uma nova visita da equipe. O uso da autoridade policial não é descartado caso necessário.
O objetivo da campanha é evitar o aumento no índice de infestação do mosquito no período chuvoso. De acordo com Oliveira, desde janeiro são mais de mil notificações. Destes, 386 foram confirmados. Há ainda as notificações que aguardam o resultado, além de outros que foram descartados. “Nenhum caso de óbito por dengue hemorrágica foi registrado. Houve 8 casos confirmados da doença, mas sem óbitos e 5 casos por febre hemorrágica”, finalizou.