A Secretaria de Saúde de Sinop já está tomando medidas para orientar moradores dos Jardins Primaveras e Palmeiras, além do Setor Residencial Norte sobre surgimento de casos de malária. De acordo com a bióloga da Secretaria, Adriana Casturino, a região do parque é onde está o mosquito vetor da doença. “Na região do parque florestal há pessoas que viajam muito e alguns trabalham no sul do Pará. Quando essas pessoas vem com malária acabam transmitindo o protozoário para o mosquito que existe no parque, porque que existe o vetor mas não tem o protozoário”, explicou ao Só Notícias. “O vetor existe e está no ambiente natural dele, só não estava contaminado”, acrescentou.
Além do tratamento dos pacientes, a secretaria mantém os trabalhos de borrifação de veneno dentro e fora da casa das pessoas que tem a doença e nos moradores em torno do parque. A recomendação para população é evitar a visitação ao parque até às 9h e a partir das 16h, que são horários de atuação do mosquito.
O secretário Alberto Kinhosita afirmou, esta tarde, ao Só Notícias, que foram confirmados 15 casos nos últimos 10 dias (durante todo ano passado a secretaria diagnosticou 2).
Leia ainda
Sinop: secretaria confirma 15 casos de malária este mês