A prefeitura de Cuiabá confirmou, no final da tarde, mais dois casos de “monkeypox”, popularmente chamada de “varíola dos macacos”. Os casos foram informados pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica do município.
Segundo a prefeitura, os dois casos são referentes a homens, um de 26 e o outro de 44 anos, ambos sem histórico de viagens. Ainda de acordo com a assessoria do município, os dois pacientes já foram informados e estão em isolamento domiciliar.
Os dois pacientes apresentam lesões características da doença, mas sem nenhuma complexidade, segundo a prefeitura. Ambos irão permanecer em isolamento até o desaparecimento completo das lesões (cerca de 2 a 3 semanas, ou até 21 dias).
“Diariamente, a equipe de Vigilância monitora os pacientes, sempre em acordo com as medidas de biossegurança para evitar o possível contágio”, disse a prefeitura, por meio da assessoria.
Na semana passada, conforme Só Notícias já informou, a secretaria estadual de Saúde informou que recebeu resultado positivo de outros dois casos de monkeypox. Os homens moram em Várzea Grande, tem entre 30 e 50 anos, estiveram fora do país e apresentam sintomas leves.
Havia outros dois casos confirmados, de pessoas que residem em Cuiabá, de 25 e 40 anos, que também apresentam sintomas leves.
Naquela ocasião, a secretaria informou que eram monitorados 17 casos suspeitos, sendo cinco em Rondonópolis, quatro em Cuiabá, dois em Várzea Grande, dois em Sorriso, um em Livramento, um em Barra do Garças, um em Comodoro e outro em Nova Xavantina.