A secretaria municipal de Saúde e Saneamento informou, esta manhã, que mesmo com enfrentando da Covid, foram realizadas 812 cirurgias de pequena e média complexidade. A ação faz parte do no programa “Mais Cirurgias” e já foram investidos de janeiro a junho mais de R$ 1,5 milhão. A previsão é investir R$ 3 milhões até dezembro.
Hoje, o secretário de Saúde e Saneamento Luis Fábio Marchioro apresentou um balanço do para prefeito Ari Lafin, que ressaltou a importância do programa. “Apesar de todas as dificuldades, estamos conseguindo proporcionar acesso a procedimentos cirúrgicos à nossa população, parabenizo o empenho de toda a equipe da secretaria de Saúde e à Câmara de Vereadores, que também é parceira do município neste importante programa”, destacou através da assessoria.
A câmara de Vereadores é parceira no programa. Parte do valor investido nos procedimentos integra o duodécimo devolvido do ano passado. As cirurgias mais realizadas são ginecológicas, vesícula, varizes, oftalmológicas, procedimentos de biópsia, dentre outras.
As cirurgias são realizadas em pacientes que aguardam na fila de espera do SUS, como explica. “São cirurgias eletivas em pacientes que aguardam na fila de espera do SUS, que mesmo não sendo de responsabilidade do município, a prefeitura de Sorriso, por meio do programa Mais Cirurgias, desenvolvido pela secretaria de Saúde está realizando estes procedimentos, que são feitos em hospitais particulares de Sorriso, Nova Mutum e Cuiabá”, disse Marchioro
Também participaram da reunião, os secretários de Administração, Estevam Húngaro Calvo Filho; de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura; e de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Oliveira.
As informações são da assessoria.