Cerca de 7,5 mil pessoas em Sinop serão atendidas através do programa Mais MT Cirurgias, que atenderá 19.468 procedimentos eletivos. A ação faz parte do repasse dado pela secretaria Estadual de Saúde para o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires. Os procedimentos também serão realizados em Sorriso (6.759 pessoas a serem atendidas), Nova Mutum (1.008) e Lucas do Rio Verde (653).
A lista de município ainda tem Cláudia (529 que farão cirurgias), Vera (455), Santa Carmem (398), Nova Ubiratã (398), Itanhangá (385), Nova Maringá (348), Feliz Natal (296), Tapurah (247), Ipiranga do Norte (212), União do Sul (176), Santa Rita do Trivelato (98).
O programa possui um investimento total de R$ 17,6 milhões, com a primeira parcela já repassada pela secretaria Estadual de Saúde via Fundo Municipal de Saúde ao município de Santa Carmem, que é sede do consórcio, no valor de R$ 5,3 milhões. O restante do valor será pago conforme execução da proposta apresentada pela entidade ao órgão estadual.
A realização dos procedimentos ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade serão realizadas através do Sistema Único de Saúde (SUS), além disso, os pacientes atendidos serão via Sistema de Regulação.
As cirurgias eletivas estavam suspensas no Estado desde março do ano passado devido à pandemia, e foram retomadas após publicação no Diário Oficial do decreto de 5 de julho. A autorização do retorno dos procedimentos eletivos considerou a redução na taxa de ocupação dos leitos de internação de pacientes em tratamento do Coronavírus.