De janeiro até agora, os profissionais da saúde de Sorriso identificaram 65 novos casos de hanseníase e a secretaria de Saúde está atendendo 103 pacientes que foram diagnosticados com doença. Em Sorriso, não há um centro específico para tratamento.
Desde dezembro, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem passaram por capacitação de identificação dos sintomas da doença. Nos próximos dias a capacitação será feita para agentes comunitários de saúde. O teste nos pacientes são feitos nos postos de saúde do município.
A hanseníase é uma doença infecciosa que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas. O tratamento é gratuito e dura de 1 a 2 anos, dependendo do estágio da doença.
Em Sinop, segundo a secretaria de Saúde, só neste ano já foram diagnosticados 102 novos casos de hanseníase e aproximadamente 1.200 pacientes fazem tratamento. Este mês, foi inaugurado o novo Centro de Referência em Hanseníase e Tuberculose foi inaugurado. Conforme Só Notícias já informou, também foi ampliado de 1 para 4 médicos que farão o atendimento. A unidade foi instalada no centro da cidade, na antiga UBS Scholtão. Possui três consultórios médicos e um consultório de enfermagem para atender além de Sinop, pacientes de mais 13 municípios da região.