PUBLICIDADE

Mais de 60 casos de hanseníase são identificados em Sorriso

PUBLICIDADE

De janeiro até agora, os profissionais da saúde de Sorriso identificaram 65 novos casos de hanseníase e a secretaria de Saúde está atendendo 103 pacientes que foram diagnosticados com doença. Em Sorriso, não há um centro específico para tratamento.

Desde dezembro, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem passaram por capacitação de identificação dos sintomas da doença. Nos próximos dias a capacitação será feita para agentes comunitários de saúde.  O teste nos pacientes são feitos nos postos de saúde do município.

A hanseníase é uma doença infecciosa que lesiona os nervos periféricos e diminui a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas. O tratamento é gratuito e dura de 1 a 2 anos, dependendo do estágio da doença. 

Em Sinop, segundo a secretaria de Saúde, só neste ano já foram diagnosticados 102 novos casos de hanseníase e aproximadamente 1.200 pacientes fazem tratamento. Este mês, foi inaugurado o novo Centro de Referência em Hanseníase e Tuberculose foi inaugurado. Conforme Só Notícias já informou, também foi ampliado de 1 para 4 médicos que farão o atendimento. A unidade foi instalada no centro da cidade, na antiga UBS Scholtão. Possui três consultórios médicos e um consultório de enfermagem para atender além de Sinop, pacientes de mais 13 municípios da região.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A nova campanha de doação de sangue em Lucas...

Caminhão do Amor oferta exames gratuitos para mulheres em Sorriso

O caminhão do Hospital do Amor está em Sorriso...
PUBLICIDADE