Mais de 5 mil moradores com mais de 65 anos foram vacinados entre quarta-feira e ontem, no ginásio Fiotão e em uma universidade parceira no atendimento aos pacientes. Várzea Grande supera os 14 mil vacinados com a primeira dose o que representa cerca das 70% de doses recebidas e 4 mil de segunda dose, elevando o índice para 50%.
“Estamos nos empenhando, nos dedicando e fazendo tudo que é possível e se encontra ao nosso alcance para atender a todos indistintamente e queremos e vamos avançar na vacinação, no atendimento e nos medicamentos”, disse o prefeito Kalil Baracat.
O secretário de Saúde, Gonçalo Barros, explicou que em janeiro “dividíamos as doses ao meio para assegurar a primeira a segunda de cada paciente, pois se for a vacina CoronaVac, entre 14 e 28 dias a segunda dose deve ser aplicada. Já se for a vacina Oxford/AstraZeneca, entre a primeira e a segunda dose, são 90 dias de prazo, o que permite uma logística melhor e mais eficiente, sem riscos para os pacientes”. “Anteriormente como não existia a certeza de quando chegariam as segundas doses, para cada primeira dose aplicada, guardávamos a segunda para o dia que a mesma tivesse que ser aplicada, represando assim o número de vacinas recebidas do Ministério da Saúde, lembrando que seguimos à risca o que está previsto no Plano Nacional de Imunização – PNI.