A secretaria municipal de Saúde aplicou de quarta-feira até ontem, a primeira dose em 3.019 pessoas acima dos 32, no sistema drive-thru. Aplicação começou às 7h, e seguiu até as 10h, no parque de Exposições. A organização nesse formato e horários leva em consideração vários fatores, entre eles, o menor impacto possível nos atendimentos em unidades de saúde, uma vez que a cada ação realizada, dezenas de profissionais são remanejados para a vacinação.
Além disso, a grande quantidade de aplicadores serve para aumentar a rapidez do processo de vacinação e possibilitar que seja feita de forma que não demande muito tempo ou que impeça a população de comparecer ao local.
A secretaria conta com a compreensão dos empregadores, flexibilizando o horário dos funcionários no dia da convocação. “Pedimos que empresários liberem seus funcionários para a vacinação. Esse momento é de extrema importância e aumenta a imunização no ambiente de trabalho”, disse a coordenadora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann.
Assim como nas outras etapas, os vacinados foram orientados sobre a importância do recebimento da segunda dose. O município realiza semanalmente convocações de segunda dose e é importante ressaltar que a imunização só é completa após a finalização do esquema vacinal.