Sinop já recebeu duas remessas e, até o momento, 3,8 mil idosos e profissionais da saúde de todos os níveis de complexidade receberam a dose da vacina contra influenza. A última etapa no município começou na última sexta-feira, e foram disponibilizadas 2,3 mil doses, que se esgotaram novamente. A campanha foi antecipada pelo o ministério da Saúde por conta da pandemia do Coronavírus. A imunização da influenza não impede a contaminação da Covid-19.
O número de doses recebidas até o momento é abaixo da meta inicial projetada pelos profissionais da secretaria de Saúde. Anteriormente, o secretário, Kristian Barros, destacou que o planejamento inicial da equipe era receber mais de 10 mil para a primeira etapa.
Assim que retomada a campanha, a vacina estará disponível, gratuitamente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) São Francisco, Gente Feliz, Nações, Boa Esperança, Vindilina I e II, Cidade Jardim, Vitória Régia, São Cristóvão, Sabrina, Alto da Glória, Camping Club, Jacarandás, América e Botânico das 7h30 às 11h e das 13h30 às 17h30. Já no Centro Integrado em Atendimento à Saúde Municipal (Ciams), será das 7h às 18h, sem intervalo para almoço.
Além disso, na próxima fase, que inicia no dia 16 de abril os contemplados com as doses são professores das redes públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas (não transmissíveis) e outras condições especiais.
Já na terceira fase, que inicia no dia 09 de maio, mesma data do dia D, serão vacinados os grupos de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adultos de 55 a 59 anos de idade.
A secretaria de Estado de Saúde informa, esta tarde, que recebeu do Ministério da Saúde o terceiro lote de vacinas contra a influenza. São mais 104 mil doses que já foram distribuídas para todos os municípios e estarão disponíveis a partir de hoje.