Cerca de 400 pessoas foram atendidas no primeiro dia de funcionamento do Centro de Triagem da Covid-19, na Arena Pantanal, ontem. Dessas, 182 testaram positivo para o novo Coronavírus e 288 saíram do local com o kit de medicação, após prescrição médica. Os médicos prescreveram exame de tomografia para dois pacientes e um foi encaminhado para internação via Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme dados do sistema de cadastro do complexo, todos os pacientes deste primeiro dia de atendimento eram residentes de Cuiabá.
O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, considerou o número de pessoas diagnosticadas muito relevante e destacou a importância do tratamento precoce da doença, o que irá possibilitar mais chances de cura. “É extremamente relevante o fato de que 182 pessoas, de quase 400 atendimentos, testaram positivo neste primeiro dia de triagem da população. Isso demonstra, na prática, que o vírus está em uma parcela considerável da população. Por isso, a importância desse Centro, que auxilia os municípios da Baixada Cuiabana a diagnosticar e tratar precocemente o coronavírus, na medida em que também oportuniza mais um local de testagem da população”, pontuou o gestor.
A iniciativa é uma ação de auxílio à Atenção Básica, que é uma atribuição das gestões municipais. O Centro de Triagem é uma das medidas já adotadas pelo governo do Estado para evitar o agravamento da doença em pessoas que inicialmente apresentam sintomas leves. Para os casos graves, a porta de entrada continua sendo as unidades de saúde da rede municipal, como Unidades de Pronto Atendimento e Pronto Socorro.
O atendimento no Centro de Triagem funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 17h. São entregues até 600 senhas das 6h às 6h45. É obrigatório o uso de máscaras de proteção e as equipes do Corpo de Bombeiros monitoram o local para garantir a organização do espaço durante a entrega das senhas.
O Centro conta com uma equipe de 20 médicos, que atenderá adultos com sintomas leves da Covid-19. No local, será possível realizar o Cadastro Nacional de Saúde (CNS), a testagem rápida, o atendimento médico, a tomografia e a retirada de medicamentos, caso haja a prescrição médica.