O número de pessoas que tem procurado as unidades de Saúde com alguns sintomas semelhantes ao da gripe – H1N1- conhecida como gripe suína, tem aumentado na região e pelo menos 126 notificações de suspeitas já foram feitas nos municípios de Lucas do Rio Verde, Sinop, Nova Mutum e Sorriso, nos últimos dias.
O maior número é em Lucas do Rio Verde que, até ontem, estava com 64 notificações, destas, 4 suspeitas foram descartadas como sendo a gripe H1N1 e outros dois foram confirmados. Os pacientes são duas crianças – estudantes da mesma turma em uma escola – que já estão curadas. As duas foram monitoradas em casa e as aulas chegaram a ser suspensas, mas já foram retomadas.
Em Sinop, onde a semana começou com 16 casos suspeitos, as notificações aumentaram e até ontem, 25 eram computadas pela Secretaria de Saúde que deve definir um local específico para atender somente pacientes com suspeitas de terem contraído a nova gripe. No município, a primeira suspeita ocorreu no início de junho e teve sua confirmação semanas seguintes.
Outro município que também já teve duas confirmações da doença é Sorriso que, até segunda-feira, estava com 19 notificações. A confirmação mais recente foi feita ontem, de uma criança que contraiu o vírus em São Paulo mas que também já está curada. O município aguarda ainda o resultado do exame de um paciente que esteve internado no hospital regional e que acabou morrendo com suspeita da doença.
Já em Nova Mutum, as notificações estavam, até ontem, em 18 registros.