PUBLICIDADE

Mais de 12 mil foram vacinados contra Covid em seis dias em Várzea Grande

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

Mais de 12 mil pessoas foram vacinadas contra a Covid nos últimos seis meses, em Várzea Grande com a realização do “Sextou Vacina VG”, conforme dados confirmados, há pouco, pela secretaria municipal de Saúde. “Essa é a demonstração de que a população quer se vacinar, quer estar imunizada e longe da Covid”, disse o prefeito em exercício, José  Hazama destacando que atenções voltadas para a Saúde Pública permitiram que a segunda maior cidade de Mato Grosso fosse exemplo de eficiência e de resultados. “Estamos invariavelmente com prazos superiores desde outubro do ano passado,  com 15, 20 ou 25 dias, sem óbitos, o que demonstra estarmos no caminho  certo, então a ordem do prefeito Kalil Baracat é reforçarmos a vacinação  e as medidas de biossegurança como o uso de máscara, álcool em gel e  distanciamento social entre outras medidas para conter a pandemia que  está avassaladora em todo o mundo”.

O secretário municipal de Saúde, Gonçalo Barros, destacou os avanços   nos primeiros dias deste ano e cobrou o encaminhamento a secretaria estadual de Saúde e ao Ministério da Saúde de solicitações de reforços para atuar no combate à Covid e também no surto da Síndrome  Gripal que já afeta muitas pessoas e provoca corrida as unidades de  Saúde, principalmente aquelas que funcionam 24 horas por dias durante todo o ano que são as UPAs IPASE e Cristo Rei e o Hospital Pronto Socorro Municipal de Várzea Grande.

Segundo Barros, a campanha de imunização contra a Gripe Influenza tem planejamento estabelecido pelo Ministério da Saúde,  através do Plano Nacional de Imunização, e sempre é realizada  entre os meses de maio e junho todos os anos. “Já ouvimos reclamação de que não tem vacinas contra a Influenza nas unidades de saúde, mas essas vacinas são encaminhadas dentro de um  planejamento realizado pelo Ministério da Saúde e as mesmas não preveem  a existência de doses durante todo o ano contra a Gripe Influenza, mas  apenas no período de imunização que varia entre um até três meses”.

O secretário sinalizou ainda que vai solicitar as demais autoridades de Saúde um novo planejamento diante do surto de Síndrome Gripal e da  Variante da Covid, a Ômicron. “Podemos ter aumento nos casos, mas é tácito que os efeitos são menores e sem graves consequências”.

Até o dia 15 deste mês, será intensificada a vacinação em Várzea Grande devido ao volume de pessoas que já estão aptas para se vacinarem respeitando os intervalos entre primeira, segunda, dose de reforço que foi reduzida de 150 dias para 120 dias ou dose de  reforço da Vacina Janssen que inicialmente era para ser aplicada uma  única vez e diante das mutações da Covid optou-se também pela dose de  reforço.

A partir de hoje, a vacinação ocorrerá em 15 unidades de Saúde de Atenção Primária das 8h às 11h e das 13h às 16h. Já no Ginásio Poliesportivo Fiotão, o horário de segunda à quinta-feira,  será das 8h às 16 h. Na sexta-feira (14) no ponto do Fiotão haverá a Segunda Edição do ano do ‘Sextou Vacina VG’, e ficará aberto das 8h às 22h.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE