A secretaria de Lucas do Rio Verde vacinou 9.281 cães e 1.449 gatos, no último sábado, durante o dia D da vacinação antirrábica, nos postos de saúde do município. A campanha é anual e a recomendação é a prevenção através do imunizante contra a raiva animal que além de proteger o pet, também protege a família. Os donos de cães e gatos levaram seus animais para que recebessem gratuitamente a dose de vacina.
A raiva pode causar a morte tanto do animal, como do humano, já que é uma zoonose que pode contaminar o dono e o pet. O vírus da doença pode permanecer encubado por alguns meses antes que os seus sintomas comecem a aparecer, sendo que, nos gatos, a doença destaca sinais diferenciados, mas não menos agressivos.
De acordo com a enfermeira, Rafaela Martins, responsável pela equipe do PSF VII – Jardim Primaveras, até o momento, não existe cura para essa doença. “Os registros são casos isolados, mas focar na prevenção por meio da vacinação de cães e gatos é garantir a manutenção de controle da doença. O cuidado com a vacinação deve ser feito em qualquer época do ano. A raiva é bastante agressiva e fatal”, explicou a profissional da saúde, através da assessoria.