Para atender a demanda em cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio a Prefeitura de Sinop em parceria com o Consórcio Intermunicipal Teles Pires promove até o final do ano cerca de 290 procedimentos cirúrgicos. "Nesta 2ª etapa abrimos mais 125 vagas. Os pacientes devem procurar uma unidade de PSF para avaliação médica e atendimento especializado. Se o caso tiver indicação cirúrgica deve ser encaminhado para central de regulação. O procedimento é rápido e até o final do ano pretendemos atender toda a demanda", disse Mauricio Estrada, secretário municipal de Saúde. Os procedimentos são em Cuiabá e o transporte é custeado pelo consórcio. Até agora, 168 pacientes foram atendidos.
No próximo dia 29,serão encaminhados 15 para serem submetidos a cirurgia de catarata e três para pterígio.
A catarata apresenta entre suas características a coloração esbranquiçada da pupila conhecida popularmente como "menina dos olhos". É uma patologia que pode ser congênita ou se desenvolver em decorrência do envelhecimento ou exposição excessiva ao sol sem a proteção adequada. Entre os sintomas estão: visão nublada; sensibilidade à luz; visão noturna mais fraca e dificuldade para diferenciar as cores.
É um tecido carnoso (membrana avermelhada) que cresce sobre a córnea. A lesão pode manter-se pequena ou crescer até interferir com a visão. Pode ser provocado por fatores hereditários ou ambientais, como exposição excessiva ao vento, sol e a poeira. O pterígio pode provocar sensibilidade a luz, irritação, vermelhidão, ardor, coceira e sensação de cisco no olho.