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Lucas: verba para saúde aumentará e moradores avaliam atendimentos em postos

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O orçamento para a saúde pública de Lucas, este ano, é de quase R$ 21 milhões, o que corresponde a 18,75% do orçamento total do município. Para 2012, o valor previsto terá um acréscimo de mais de 10% e pode chegar a R$ 23,8 milhões.

O número de pessoas atendidas nas unidades cresceu. É o caso do Posto Central, responsável principalmente pelo primeiro atendimento em casos de urgência e emergência e a unidade de saúde (PSF I) localizado no Bairro Rio Verde, onde 100% dos moradores do local dependem da saúde pública. Uma parcela considerável das pessoas atendidas tem aprovado os serviços prestados. No PSF I, que atende a mais de 1.300 famílias do Bairro Rio Verde e Recanto dos Macucos, Graziela das Dores dos Santos, 33 anos, levou a filha, de 2 anos de idade, para ser atendida. Ela confirma que sempre frequentou a unidade de saúde do bairro e que nunca teve de voltar para casa sem atendimento. "Antes demorava um pouco mais, por causa da falta de médicos, mas hoje está muito bom. Não tenho reclamações".  Graziela acrescentou que chegou por volta das 8h10, menos de vinte minutos depois, a filha passou pelo primeiro atendimento, em que foram avaliados o peso, a altura e se a criança estava com febre. Por volta das 9h40, a filha foi atendida pelo médico.

Elenisa Tomé de Oliveira, 32 anos, moradora no Recanto dos Macucos há 7 anos, ressaltou que as pessoas que comparam a saúde pública de Lucas do Rio Verde a um caos, não sabem o significado da palavra caos ou nunca tiveram que enfrentar uma fila para serem atendidos. "Nós já tivemos problemas, não tinham médicos na unidade e a gente tinha que esperar que eles viessem de outros postos. Hoje, o atendimento está ótimo, não faltam médicos e nem remédios", apontou.

Segundo a coordenadora da unidade, enfermeira Gláucia Accordi, por dia são realizados mais de 50 atendimentos, entre consultas médicas, com enfermeiros e os casos de urgência, além dos programas de acompanhamento de diabéticos e hipertensos, gestantes e crianças.

No Posto Central, onde também funcionam o Centro de Especialidades e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (Pacs), responsável pelo atendimento de mais de sete mil pessoas, chegamos por volta do meio dia, horário em que, segundo a enfermeira Fabiane Dameto, a unidade sempre está lotada.

Eleda Felipe, 33 anos. Divorciada e mãe de três filhos, ela contou que o principal problema não é a demora no atendimento e sim a distância, uma vez que a família mora no Bairro Tessele Junior, onde ainda não tem uma unidade de saúde. Este problema, segundo o secretário municipal de Saúde, Pascoal de Oliveira Junior, está com os dias contados, já que as obras de construção do PSF XI estão em fase final e a previsão é que a unidade seja entregue até o final do ano. Porém, de acordo com ele, esta é apenas uma das três que a Prefeitura de Lucas do Rio Verde está construindo com recursos próprios. Até o final de 2011 também serão entregues as novas instalações das unidades I e II no Bairro Rio Verde.

O secretário ressaltou ainda que apesar do significativo crescimento populacional e da falta de repasses dos governos do estado e federal, o poder público municipal tem conseguido garantir atendimento de qualidade a toda população, aumentando a cada ano, os investimentos no setor.  Ele acrescent que a prefeitura tem se empenhado em viabilizar recursos para melhorar a qualidade de atendimento em todas as unidades. Nos últimos dois anos, foram construídos e implantados outros serviços de saúde, como a Central de Regulação, Central de Abastecimento Farmacêutico e Farmácia Central, a Vigilância em Saúde e o Centro de Imagens que somente no mês de agosto realizou aproximadamente 900 exames de raio X.

Para o próximo ano, já estão previstas a construção do novo prédio do PSF III no Bairro Menino Deus e a ampliação do Posto Central. Porém, de acordo com ele, mesmo com os investimentos, o poder público sabe que ainda é preciso avançar mais e não somente na construção de novas estruturas, mas também na capacitação de profissionais. "O nosso compromisso é oferecer saúde de qualidade, desde a chegada do usuário a unidade de saúde até o atendimento médico. É para isso que nós trabalhamos."

 

 

 

 

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