PUBLICIDADE

Lucas: secretaria cadastra moradores para agilizar atendimento na saúde pública

PUBLICIDADE

Com o objetivo de criar um banco de dados eficiente com o registro de todas as pessoas que utilizam o serviço público de saúde, a secretaria municipal está realizando em todos os Postos de Saúde da Família (PSFs) e também no Posto Central, o cadastramento da população. De acordo com a coordenadora da Central de Regulação, Fabiana Boaventura, com o cadastro os profissionais terão acesso a todos os dados do paciente, o que tornará o trabalho mais ágil e seguro.

A coordenadora explica que ao acessar o cadastro, será possível levantar todo o histórico médico da pessoa, as consultas, os exames realizados e os medicamentos retirados na Farmácia Central, o que dará mais visibilidade aos recursos investidos na saúde.

Segundo a enfermeira, o trabalho começou em 2009 com o desenvolvimento do software e treinamento dos funcionários. Porém, foi somente a partir de dezembro do ano passado que começou efetivamente o cadastramento.

De acordo com ela, já foram cadastradas pouco mais de 18 mil pessoas, porém a expectativa é manter um banco de dados atualizado, com o registro de toda a população que utiliza o serviço público de saúde.

A enfermeira explica ainda que o cadastro é uma forma de unificar todo o sistema de saúde. "Desde o início deste mês, a Central de Regulação não marca consulta especializada e nem a Farmácia Central entrega medicamento sem o cadastro."

Fabiana ressalta que o banco de dados da prefeitura é diferente do cadastro realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo ela, através do número de pessoas cadastradas no sistema do governo federal e de projetos desenvolvidos é que o município recebe recursos do Ministério da Saúde. "Para Lucas do Rio Verde é importante que todas as pessoas que utilizam o serviço de saúde tenham os dois cadastros".

A enfermeira ressalta ainda que mesmo as pessoas que possuem convênio médico devem fazer os dois cadastros, uma vez que existem as vacinas que são disponibilizadas pelo SUS e as doenças que os convênios não cobrem e o sistema público cobre. "A gente nunca sabe quando vai precisar do SUS e fazer a carteirinha garante mais recursos para o município investir na saúde."

Serviço
O cadastramento esta sendo realizado diariamente em todos os Postos de Saúde da Família e também no Posto Central.

Para fazer o cartão do SUS, os interessados devem comparecer a Central de Regulação que atende das 7h às 11h..

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Estado destina nova leva de medicamentos para a saúde na capital

O governador Mauro Mendes e o secretário estadual de...

Ministério atualiza casos de dengue, chikungunya e zika em Sinop e Sorriso

O Ministério da Saúde renovou, ontem, os dados referentes...

Centro de Assistência Psicossocial de MT realizou 23 mil atendimentos ano passado

O Centro Integrado de Assistência Psicossocial (CIAPS) Adauto Botelho,...
PUBLICIDADE