O projeto para expansão da rede de esgoto está pronto, mas o início das obras depende da liberação de recursos. Segundo o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Daltro Figur, uma comissão da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) deve visitar o município para avaliar o projeto.
Os recursos estimados para a execução da obra chegam a R$ 3 milhões. Nesta etapa serão beneficidos moradores do bairro Menino Deus. Até o momento, cerca de 25% da cidade já possui rede de esgoto. Somete no ano passado foram construídos 5.500 metros de tubulação, beneficiando cerca de 600 residências do bairro Pioneiro.
Os investimentos na obra foram de, aproximadamente, R$ 3 milhões, viabilizados pelo convênio com o Governo Federal. Novas etapas de ampliação da rede estão previstas, mas serão definidas após a conclusão do Plano Diretor, que determina regras para garantir o crescimento ordenado do município nos próximos anos.
A prefeitura também projeta a ampliação da rede de distribuição de água tratada, com a abertura de novos loteamentos. Hoje, 100% da cidade já é abastecida. “Podemos fazer alguma coisa com recursos próprios, mas também dependemos de verbas do Governo Federal e Estadual”, completou o diretor.