Lucas do Rio Verde poderá ganhar a instalação de mais 3 PSFs – Postos de Saúde da Família, em 2008. De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Paulo Angeli, esta é uma das metas da secretaria para o próximo ano. Segundo ele, está prevista também a reestruturação dos PSFs 1, 2 e 4. “Atualmente temos 8 PSFs e devemos ampliar para dar uma cobertura de 100% no município porque o Programa de Saúde da Família é o que resolve a maioria dos problemas. Com a ampliação no número de leitos do hospital vamos estar com uma excelente infra-estrutura na área da saúde”, afirmou.
Segundo ele, o município tem investido mais do que os 15% do orçamento, que a lei determina, na Saúde. “Temos um investimento na ordem de 17%. Devido ao crescimento da cidade, uma das áreas que mais sentem é a Saúde. Nosso atendimento de emergência, por exemplo, há um ano atendia a média de 250 pessoas e, mês passado, fechou com 2.600 atendimentos. Então, além de mantermos a estrutura que já temos devemos contar com outros investimentos”, ressalta.
Um deles, segundo Angeli, será a implantação da farmácia central. Os remédios deixarão de serem distribuídos nos PSFs, com exceção dos indicados para diabetes, hanseníase e hipertensão.