Apesar da redução das chuvas nos últimos dias, a Secretaria de Saúde prossegue os trabalhos de combate à dengue e orientação aos moradores. A coordenadora do departamento de Imunização, Cristiane de Souza, disse que notificações continuam sendo registradas no município.
Este ano foram 141 casos, sendo que 13 já confirmados. Outros aguardam resultado do exame. No ano passado, nesse mesmo período, foram 135 notificações e 35 casos confirmados. Mas, a secretaria acredita que o número de contaminações seja maior. “Nossa preocupação é que muitos fazem exames particulares ou quando tem os sintomas não procuram as unidades de saúde”, destacou.
Ela orienta que, para serem registrados, os pacientes devem fazer o exame de sorologia, entre o 5º e 7º dia após aparecerem os sintomas. “Alguns pacientes fazem o hemograma e acham que não precisa fazer o de sorologia”, acrescentou.
Essas orientações estão sendo dadas pelos agentes de saúde nas residências, além da conscientização sobre o grande número de focos do mosquito transmissor encontrado em lixos domésticos e calhas. No ano passado, foi feito um mutirão e recolhidos dois mil contêineres de lixo na cidade.