Ontem à noite, a Pastoral da AIDS de Lucas do Rio Verde realizou um encontro de prevenção sobre a doença para os alunos do período noturno das três escolas estaduais do município. O evento contou com palestras e debates sobre o tema que demonstrou muito interesse da parte dos estudantes.
O pároco da igreja Nossa Senhora de Fátima, padre Maurídio Weber, fez um breve relato sobre a origem da Pastoral que é um serviço da igreja católica que trabalha com o controle da epidemia da AIDS no município. “A missão da pastoral é em comunhão com a igreja, evangelizar homens e mulheres e atenta às necessidades dos portadores do HIV, trabalhar na prevenção e contribuir com a sociedade na contenção da epidemia, envolvendo assim, todos os cristãos na luta contra a AIDS”, resumiu.
A coordenadora da pastoral, Vera Lúcia Marcon, apresentou algumas das atividades desenvolvidas em Lucas do Rio Verde em diferentes pontos como escolas, pit-stop nas ruas entre outras. Atualmente é formada por 17 voluntários que são agentes capacitados que programam o serviço de informação e assistência na base. Fundamenta-se em três pilares: a informação, a acolhida e a solidariedade.
Para encerrar a noite de prevenções e combate a doença, que atinge mais de 33 milhões de pessoas no mundo, o clínico geral Fábio Argenta e a assistente social da Secretaria Municipal de Saúde, Márguit Solange, fizeram orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, cuidados, preconceito entre outros temas.