Crianças e adolescentes da rede pública de ensino de Lucas do Rio Verde que necessitarem de óculos poderão receber de forma gratuita. A prefeitura ampliou, por meio de alteração da lei, o programa municipal de distribuição que antes era fornecido somente para pessoas a partir de 60 anos de idade.
Para ser beneficiado com óculos é necessário fazer exames oftalmológicos em unidades da rede municipal de saúde, comprovar renda de até três salários mínimos e residir no município há pelo menos um ano.
Podem fazer parte do programa aqueles que por avaliação médica tiverem o grau das lentes com maior ou igual a 0,5, das lentes cilíndricas igual ou maior a 0,5 e presbiopia igual ou maior a 1 grau.
No município, os alunos da rede pública já estavam recebendo acompanhamento de saúde ocular, bucal, vacinal e avaliações antropométrica (peso e medida) e de pele, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).
O programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Central de Regulação Municipal, Setor Assistência Social, que fará a avaliação individual e manterá o cadastro dos beneficiados com RG, CPF, cartão SUS e comprovantes de residência atualizado e de 12 meses anterior à data da requisição.