Apesar do avanço na vacinação contra a Covid e quase 129 mil imunizantes aplicados, mais de 34,8 mil moradores de Lucas do Rio Verde estão com doses atrasadas. Dos faltosos, mais de 10 mil ainda não tomaram a segunda e 24,8 mil acima de 18 anos já estão elegíveis para o reforço (terceira), ou seja, tomaram a segunda há, pelo menos, quatro meses.
Na faixa etária de 5 a 17 anos, do público-alvo apto a receber imunizante apontado pelo ministério da Saúde (15.171), cerca de 6,9 mil crianças e adolescentes não receberam nenhuma dose de vacina contra a Covid.
Em Mato Grosso, conforme o painel de vacinas, mais de 480 mil pessoas precisam tomar a segunda dose e cerca de 1,2 milhão estão aptas para receber a dose de reforço. No país, o ministério apontou que 59 milhões de brasileiros estão prontos para tomar a dose de reforço contra, mas ainda não retornaram para receber.
Para estimular a vacinação, a secretaria municipal de Saúde disponibilizou doses nos PSFs e não é mais necessário fazer agendamento. A orientação é apenas para que os munícipes estejam atentos aos locais e horários. Para receber a vacina é preciso apresentar documento oficial com foto e carteira vacinal.
A secretaria ressalta ainda que a imunização completa é fundamental para evitar hospitalizações e mortes por Covid.