A secretaria de Saúde informou, neste sábado que, a partir da próxima semana, estará disponível mais uma opção de imunizante na vacinação de crianças contra a Covid. Além da vacina da Pfizer, também serão utilizadas doses de Coronavac, aprovada, semana passada, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na ampliação para a faixa etária de 6 a 17 anos de idade (não imunocomprometidas) no esquema de duas doses com intervalo de 28 dias.
A autorização foi emitida pelo ministério da Saúde e incluída no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19. Em Mato Grosso, os municípios estão orientados pela superintendência de Vigilância em Saúde e Secretaria de Estado de Saúde.
O processo de agendamento para receber a vacina é o mesmo já praticado, pelo site da prefeitura A aplicação nas crianças está sendo realizada nos PSFs: VII Primaveras, VIII Bandeirantes e XIII Parque das Américas.
Como as duas vacinas pediátricas aprovadas até o momento no Brasil têm características diferentes de aplicação e manuseio, a secretaria municipal de Saúde montou estratégias de vacinação e as equipes receberam todas as orientações necessárias. Crianças de 5 anos continuarão a receber o imunizante da Pfizer, informa a assessoria.
A secretaria reforça que a vacina contra a Covid em crianças de 5 a 11 anos exige um intervalo de 15 dias (antes ou depois) entre as demais do calendário de imunização do público infantil (rotinas).