Dados do Sistema de Informação da Atenção Básica (Siab) revelam que, nos últimos meses, o número de casos de Aids atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde de Lucas do Rio Verde diminuiu significativamente. Os números foram apresentados, durante a 27º vigília pelos mortos da Aids, nesta 3ª feira à noite. De acordo com a assistente social Marguit Breitenbach, atualmente são acompanhados, pelo município, 68 pacientes entre portadores do HIV e pacientes com Aids, aproximadamente um terço do número de pessoas atendidas há trinta dias, 189.
A assistente explica que a queda se deve ao fato de que, da mesma que forma que muitas pessoas vêm para Lucas do Rio Verde, outras vão embora. Marguit explica ainda que o município oferece gratuitamente toda a infraestrutura necessária para o tratamento dos doentes, desde a realização de exames, distribuição de medicamentos, até o apoio emocional.
Segundo ela, além do tratamento, a Secretaria de Saúde desenvolve diversos projetos na área de prevenção da doença, o que inclui a conscientização e a distribuição de preservativos. A 27º Vigília pelos mortos da Aids é um evento realizado em parceria com a Pastoral da Aids e visa não apenas lembrar as vítimas da doença no mundo e sim alertar a população sobre a importância da prevenção.